AutorDA SILVA, Milciades P.
O autor do texto, Milciades Pereira da Silva, escreve sobre as opções de metrô para a cidade de São Paulo. Além disso, faz uma crítica à omissão dada por parlamentares a construção do mesmo. O autor discorre sobre as vantagens dos metrôs pneumáticos do tipo T. S. P sobre os T. S. A. Existem dois modelos possíveis para adoção: o francês e o italiano. Porém, o autor escreve sobre o custo mais barato proporcionado pelo Alweg, tendo em vista que este anda sobre um monotrilho. O quarto tipo de metrô descrito pelo autor é a sotovia ou subvia. Esta se caracteriza pela existência de bondes e tróleibus subterrâneos. Sobre este tópico, o autor faz menção ao engenheiro Dr. Raffaello Maestrelli. Por fim, Milciades Pereira da Silva apresenta 23 motivos justificando a sotovia como uma boa solução para o trânsito de São Paulo e para o conseqüente desenvolvimento do metrô.
O artigo possui duas fotos e uma gravura. As fotos, localizadas na página 346, são:
1) Alweg na Exposição Internacional de Turim, de 1961.
2) Alweg estacionado na chegada ao centro da mesma exposição.
A gravura, localizada na página 347, representa a “sotovia em Milão: parada na praça Missori”.
Artigo
São Paulo, fevereiro de 1962
Iconográfico e Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
Transporte
3
Cópia do Original
Biblioteca Central da Escola Politécnica
Revista do Instituto de Engenharia, v. XX, n. 231
DA SILVA, Milciades P., Alweg, Metrô sôbre pneus e Sotovias para São Paulo, Revista do Instituto de Engenharia , São Paulo, v. xx, nº 231, fev./1962, p. 345 – 347,
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
13 de dezembro de 2010 por Larissa Nigro
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