AutorSICILIANO, Lauro de B.
O presente documento trata da questão do trânsito em São Paulo, visto pelo autor como o mais grave problema da Metrópole. De modo mais específico, são citados o congestionamento, o retardamento e falta de local para estacionamento e os acidentes. A seguir, são apontados três passos fundamentais à sua solução: levantamento da situação existente, estudo acurado dos dados obtidos e um planejamento do tráfego, aplicando os modernos conhecimentos da engenharia do tráfego.
O autor também enfatiza as inúmeras restrições ao trânsito que predominam no território nacional, o que traz prejuízos econômicos, bem como físicos e mentais, considerando a situação enfrentada diariamente pela população ao se deslocar por longas distâncias. Diante disto, o autor conclama a todos, seja políticos, religiosos, famílias, autoridades, enfim toda a população, para exigir do governo medidas que garantam o seguro e bom andamento do tráfego.
Artigo
São Paulo, janeiro de 1962
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
Transporte
3
Cópia do Original
Biblioteca Central da Escola Politécnica
Revista do Instituto de Engenharia, vol. XX, nº 230, janeiro de 1962.
SICILIANO, Lauro de B., O mais sério problema da cidade de São Paulo, Revista do Instituto de Engenharia, vol. XX, nº 230, p. 307 – 309, janeiro de 1962.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
13 de dezembro de 2010 por Larissa Nigro
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.