AutorLEÃO, Mário Lopes
Uma conferência realizada em 31 de julho de 1946, pela Comissão de Estudos em Transporte Coletivo, cujo o presidente, o engenheiro Mário Lopes Leão tornou-se responsável por eternizar nesse artigo expôs os aspectos do programa proposto pela municipalidade de São Paulo para o transporte coletivo urbano.
O plano de remodelação do serviço de transporte coletivo urbano para a cidade de São Paulo conteria: coordenação dos meios de transportes já existentes e os a ser criados, unificação da coordenação e propriedade dos diversos serviços, prestação dos serviços de transportes urbanos por concessão outorgada a uma sociedade anônima.
Nessa conferência também é comentada o problema administrativo do transporte coletivo, primeiro pela falta de interesse da iniciativa privada, e debate sobre de então quem deve tomar a iniciativa, se o âmbito privado ou o municipal, e qual deve ser a relação administrativa entre as empresas que ofereçam tais serviços e a municipalidade.
Por fim relata como deveria ficar a Companhia Municipal de Transportes Coletivos, como seriam as taxas de lucro, as negociações para aquisição de acervo de viação urbana (Companhia Light), o estudo do fornecimento de energia (forma e preço), e a aquisição do acervo de ônibus.
Artigo
São Paulo, setembro de 1946
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
plano – Transporte – municipalidade – São Paulo
8
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista do Instituto de Engenharia de São Paulo, vol 5, n49
LEÃO, Mário Lopes. O transporte coletivo em São Paulo. Revista do Instituto de Engenharia , São Paulo, ano V, vol. V, nº 49, pág. 7-14, setembro de 1946.
Data do levantamento
maio de 2009
Preenchimento da ficha
14 de dezembro de 2009 por Rafaela Cristina Martins
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.