AutorDESCONHECIDO, Autor
Trata-se de um artigo pertencente à seção Súmulas e Recortes, tratando de algumas considerações do Sr. Robert A. Mitchell, Diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego da Filadélfia – Estados Unidos sobre o que foi feito nesta cidade a respeito do problema do trânsito. Dentre os assuntos tratados, tem-se as vantagens da rua de mão única, uma solução já conhecida e eficiente, otimizando a circulação. Além disso, são citados a construção de canteiros, marcação das ruas e o papel de influência que os comerciantes poderiam ter na solução do problema. Sobre este último ponto, demonstra-se que para os comerciantes a lentidão do trânsito era vantajosa para suas vendas, sendo, no entanto, provado o contrário, pois não possuem locais para estacionar os veículos. Essas considerações são provenientes de uma série de artigos da revista “Civil Engineering” da Sociedade Norte-Americana de Engenheiros Civis.
TítuloO Congestionamento do trânsito é problema de engenharia.
Baixar arquivoo congestionamento é problema da engenharia.jpg
Nesta mesma seção, há outros dois artigos. O primeiro deles O que significa “a prova de fogo” trata dos incêndios em grandes hotéis, procurando estabelecer soluções que possam evitar e diminuir seus efeitos nessas construções.
O outro texto Oleoductos na guerra e na paz traz um breve histórico do uso de oleodutos nos EUA, além de mostrar algumas de suas vantagens, tais como preço e capacidade de transportar produtos variáveis, que vão além de líquidos e gases.
Artigo
São Paulo, dezembro de 1946
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
urbanismo – estrangeiro – tráfego
3
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica - São Paulo, SP
Revista do Instituto de Engenharia, vol. V, n 52
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
15 de abril de 2010 por Luciana Cristina Correia
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.