AutorDESCONHECIDO, Autor
No início do texto há a informação de que a Sociedade Americana de Engenheiros Civis publicava mensalmente uma revista ilustrada, a “Civil Engineering”, e que no primeiro número do ano de 1946 havia inserido trechos de um discurso pronunciado pelo Eng. L. H. Berger, perante alunos de uma universidade norte-americana.
Em seguida o autor do artigo reproduz algumas das idéias de Berger ligadas à profissão do engenheiro, tais como a importância da habilidade individual e o entusiasmo pelo trabalho. Ao engenheiro caberia a restauração física e industrial de quase metade do mundo, principalmente por ser um contexto de pós-guerra. Ao final, o artigo traz a idéia de que se o engenheiro se utilizasse de seus conhecimentos de maneira adequada, acrescentaria novos monumentos aos que a humanidade já possuía e que seriam testemunhos perenes da contribuição da engenharia para o progresso do mundo.
Artigo
São Paulo, abril de 1946
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
engenharia – engenheiro – profissional
2
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica - São Paulo, SP
O Jovem Engenheiro precisa ser Idealista (Civil Engineering) In:Súmulas e Recortes da Revista do Instituto de Engenharia , São Paulo, vol. IV, nº. 44, pág. 309-310, abril de 1946.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
22 de abril de 2010 por Luciana Cristina Correia
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.