Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano: São Paulo, séculos XIX e XX
Projeto temático Fapesp nº 05/5538-0.Coordenado por Maria Stella Martins Bresciani, Ciec – IFCH - Unicamp

O ensino do urbanismo

AutorPORTINHO, Carmen

Descrição

A autora cita um artigo anterior que expõe a complexidade do estudo urbanístico. Por conseguinte o presente artigo trata das diferentes formas do ensino dessa ciência ao redor do mundo. Como primeiro exemplo toma o Estados Unidos, especificamente a Escola de Urbanismo de Harvard, que é criticada por Carmen por ser frequentada apenas por homens.
A análise seguinte é a do método alemão, que é mais tradicional que Harvard e tem como principal característica a divisão do ensino de urbanismo para arquitetos e engenheiros civis. Já na França existem pré requisitos para estudar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. Dentre outros países estudados pela autora estão: Inglaterra, Suíça, Itália, Holanda, Polônia e Espanha e países latino americanos como Brasil e Argentina, que finalizam o artigo.

Arquivos, imagens e textos

Legendacópia da página inicial da publicação

Documento

Ficha técnica

Tipo

artigo

Local e data

Rio de Janeiro, março de 1934

Caracterização

Textual

Subtema

Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930

Palavras-chave

profissão – ensino – urbanista

Relativo à pesquisa

Número de páginas

3

Acervo/fonte

Localização

Biblioteca Central da Escola Politécnica - USP

Número de tombo

Revista da Diretoria de Engenharia, n11

Citação bibliográfica completa

PORTINHO, Carmen. O ensino do urbanismo. Revista da Diretoria de Engenharia. Ano 2, nº11, p. 50-52, 1934.

Data do levantamento
julho de 2008
Preenchimento da ficha
28 de fevereiro de 2011 por Suelen Caldas de Sousa Simião

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