AutorSICILIANO, Lauro de B.
Inicialmente o artigo informa que havia sido criada no Instituto de Engenharia uma nova Divisão Técnica que iria estudar as questões de transporte e circulação. Sendo que o real interesse desta Divisão seria a questão do trânsito tanto nas cidades como nas estradas.
O autor afirma que na época a solução do problema do trânsito era universalmente considerada como um trabalhado da Engenharia. De forma que seria muito natural que os engenheiros sentissem a necessidade de participar ativamente na solução dos mesmos. Prossegue afirmando que na questão do trânsito interferem outras questões tais como topografia, urbanismo, sinalização, pesquisa, obras de arte, material rodante e etc., portanto envolveria também a questão dos movimentos que por sua vez era um problema sujeito às leis da Mecânica. Além disso, alega que o planejamento das cidades não era suficiente para que o problema fosse resolvido.
Finalizando são apresentadas duas contribuições da engenharia na solução do problema do transporte: primeiramente haveria a apresentação de projetos de caráter funcional, e a compensação de falhas humanas no setor.
Artigo
São Paulo, abril de 1946
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
Transporte – engenharia – tráfego
2
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica, São Paulo - SP
SICILIANO, Lauro de B. Transportes e Circulação. In: Crônica da Revista do Instituto de Engenharia , São Paulo, vol. IV, nº 44, pág. 284-285, abril de 1946
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
22 de abril de 2010 por Luciana Cristina Correia
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.