AutorDESCONHECIDO, Autor
O artigo começa com a pergunta: deve o ensino da engenharia ser exclusivamente técnico e especializado, ou deve incluir também o estudo das humanidades? A resposta foi dada pelo engenheiro Harold E. Wessman membro da Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis. Ela encontra-se em um artigo presente na publicação Civil Engineering, responsabilidade da citada associação, onde Wessman se mostrou francamente favorável à inclusão das humanidades no curso de engenharia. Esse texto apresenta um modelo simplificado de currículo em humanidades sugerido pelo autor dez anos antes. E também cita um questionário distribuído em 1945 entre os membros da Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis, procurando conhecer suas opiniões sobre as necessidades que sua profissão apresentava no momento. Os que responderam ao inquérito destacaram a habilidade de escrever, falar em público, economia, relações de trabalho, governo, administração pública, psicologia, legislação, e, em último lugar música, filosofia e arte.
TítuloO estudo da engenharia e as humanidades (Civil Enginering)
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Artigo
São Paulo, junho de 1949
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
engenharia – profissão – ensino
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Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica. São Paulo, SP
O estudo da engenharia e as humanidades (Civil Enginering). In: Súmulas e Recortes, Revista do Instituto de Engenharia , São Paulo, n. 82, vol. VII, jun./ 1949, pág. 474
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
11 de junho de 2010 por Luciana Cristina Correia
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