AutorLEFEVRE, Henrique N.
: imagens: painel demonstrativo da evolução do Instituto de Engenharia; foto do busto do prof. Hippolito Gustavo Pujol Junior ; foto com o engenheiro Oscar Machado de Almeida; e retrato do engenheiro Francisco Oliva
Este documento é um parecer do professor Henrique Neves Lefevre, sobre Elementos Básicos para o Planejamento Regional de São Paulo de Luiz de Anhaia Mello. Nesse parecer o autor expõe como deve ser constituída e orientada uma comissão para o planejamento da cidade de São Paulo. Dentre as diversas recomendações existe as seguintes: o contrato de um urbanista estrangeiro, e técnico de pesquisa urbana; pesquisas sociais feitas por pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, e por pesquisadores da Escola de Sociologia e Política; propõe também no plano intermunicipal a descentralização das indústrias; além disso, o Departamento de Urbanismo quando devidamente aparelhado e constituído de pessoal cadastrado, deveria fazer pesquisas na cidade de São Paulo para investigar a “desordem social”.
Em relação ao plano urbanístico, propõe-se um zoneamento que facilitaria a criação de “unidades de vizinhança”; a formação de um “cinturão verde”, área rural em torno da cidade, e seu planejamento econômico; vias principais e secundárias, ou de interesse local; campos de jogos anexos às escolas.
São expostos esquemas de planejamento regional de São Paulo, que envolviam entre outras coisas: criar convênios entre os municípios da região; uma comissão composta de representantes de todos os municípios, organizações oficiais, agrícolas e comerciais, empresas de serviço e utilidade pública interessadas nesse planejamento; mapa geológico, físico, de vias de transporte, de terras de cultura, povoações e outros núcleos; pesquisa de clima, sistema fluvial, reserva florestal, estado sanitário, vias de comunicação e transporte, regime legal e financeiro, etc.; planejamento de distribuição da população, telefonia, aeroporto e navegação; Sobre a finança do plano regional, o autor expõe a necessidade de uma taxa, e para a execução do plano regional se faz necessário o envolvimento dos prefeitos, pois cada município deve legislar sobre as determinações.
Artigo
São Paulo, setembro de 1956
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
São Paulo – comissão – plano.
3
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Engenharia, vol. XV, nº 166, pág. 44-46, setembro de 1956.
LEFEVRE, Henrique Neves. Comissão orientadora do Plano da cidade de São Paulo in: Engenharia, vol. XV, nº 166. São Paulo: setembro de 1956.
Data do levantamento
fevereiro de 2010
Preenchimento da ficha
09 de junho de 2010 por Rafaela Cristina Martins
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.