AutorDESCONHECIDO, Autor
Neste documento é tratado de dois relatórios: um primeiro apresentado para o Instituto de Engenharia, por uma comissão nomeada pelo próprio instituto para estudar o problema do transporte para São Paulo. Esse relatório tem o intuito de debater fases do problema com o relator da comissão de julgamento da concorrência aberta pela CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos); o segundo relatório tem a mesma intenção, no entanto foi elaborado pela comissão de técnicos nomeada pelo Conselho Diretor da Sociedade dos Engenheiros Municipais.
O primeiro relatório debate muitas resoluções do ante-projeto da Comissão do Metropolitano, tanto em quesitos técnicos como em questão de planejamento – em especial quando o prefeito compara Toronto a São Paulo, o relatório deixa claro que não são cidades semelhantes para serem assim relacionadas; também critica a abordagem pública ao não admitir a implantação gradual do plano. Outras críticas também foram feitas em relação a abertura de concorrência e a maneira como o edital expõe isso, o qual consideram confuso. O relatório também critica o sistema vencedor Alweg, inclusive sobre a voltagem que esse sistema propõe que não permite o maior entrosamento com o sistema na época já implantado de bonde e ônibus elétricos.
O segundo relatório também critica o edital como sendo vago e indefinido; como o primeiro, cita que o prazo de 38 dias para a apresentação de propostas é muito curto. Também comenta sobre a Alweg e faz críticas a partir de citações do relatório da The Transiti Research Foundation of Los Angeles Inc.
Artigo
São Paulo, maio de 1957
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
transporte – projeto – serviço público.
8
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Engenharia, vol. XV, nº 174, pág. 443-450, maio de 1957.
Transporte rápido para São Paulo in: Engenharia, vol. IX XV, nº 174, pág. 443-450, São Paulo: maio de 1957.
Data do levantamento
fevereiro de 2010
Preenchimento da ficha
09 de junho de 2010 por Rafaela Cristina Martins
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.