AutorD’ALESSANDRO, Alexandre
Neste pronunciamento o autor conta parte da historia do Grêmio Politécnico, que naquele ano completava meio século de existência. Contando e expondo os nomes dos fundadores como: Antonio Francisco de Paula Souza, Rodolfo Batista de S. Tiago e Francisco de Paula Ramos de Azevedo.
D’Alessandro também expõe as diferenciações entre os alunos dos distintos cursos da USP na época e alguns poemas sobre a Escola Politécnica.
Após a criação do grêmio com a intenção de fazer mais atividades e prestar mais serviços aos alunos foi criada a Revista Politécnica. Também é exposto a participação do grêmio em ocasiões como “levante de Isidoro” em 5 de julho de 1924, auxiliando a população, e durante a Revolução Constitucionalista. A criação da “Escolinha Paula Souza” para a alfabetização da população e traz a crônica escrita para comemorar o 25° aniversário da Escolinha, que havia sido publicada na revista Engenharia em 1943.
Artigo
São Paulo, outubro de 1958
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
profissão – engenheiro – revolução
5
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Engenharia, vol. XVIII, nº 190, pág. 39-43, setembro de 1958.
D’ALESSANDRO, Alexandre. O grêmio Politécnico no 50º aniversário de sua fundação in: Engenharia, vol. XVIII, nº 190. Pág. 39-43. São Paulo: setembro de 1958.
Data do levantamento
fevereiro de 2010
Preenchimento da ficha
10 de junho de 2010 por Rafaela Cristina Martins
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.