Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano: São Paulo, séculos XIX e XX
Projeto temático Fapesp nº 05/5538-0.Coordenado por Maria Stella Martins Bresciani, Ciec – IFCH - Unicamp

Regularização do transporte mundial (conclusão)

AutorSILVA, Clodomiro Pereira da.

Descrição

Neste artigo o autor propôs que os três meios de transportes (aquavias, ferrovias e rodovias/lithovias) sejam exercidos de maneira “harmonica” e de maneira cooperantes.

O autor passou então a relatar as diversas maneiras que alguns países encontraram para organizar concorrência do automóvel em relação aos outros meios de transporte.

Os países citados foram: Iugoslávia, Portugal, Hungria, Polônia, Noruega, Suécia, Tchecoslováquia, Áustria, Letônia, Lituânia, România, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Estados unidos, Austrália e Argentina.

Por fim o autor comenta a regularização de transportes no Brasil como ela deveria ocorrer em relação e usando exemplos dos países já citados. E sugere proposições para uma Lei orgânica

Arquivos, imagens e textos

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Documento

Ficha técnica

Tipo

Artigo

Local e data

São Paulo, junho de 1936

Caracterização

Textual

Subtema

Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930

Palavras-chave

Transporte – ferrovia – legislação – rodovia

Relativo à pesquisa

Número de páginas

21

Acervo/fonte

Localização

Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP

Número de tombo

Citação bibliográfica completa

SILVA, Clodomiro Pereira da. Regularização do transporte mundial (conclusão). Boletim do Instituto de Engenharia, São Paulo, v. XXIII, n. 124, p. 257-277, junho de 1936.

Data do levantamento
maio de 2009
Preenchimento da ficha
05 de novembro de 2009 por Rafaela Cristina Martins

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