AutorANDRADE FILHO, Rogério C. de
Trata-se do debate acerca da expansão da cidade de São Paulo e o caos urbano gerado por ela, sendo responsabilidade principalmente da administração pública buscar soluções plausíveis a este problema. O baixo investimento na cidade, tanto no âmbito municipal quanto federal são destacados, bem como a especulação imobiliária e o enorme adensamento em certas áreas.
Vários artigos do Código de Obras são citados e outros são transcritos, a saber, o Artigo 751, Artigo 6.0, Artigo 783, Artigo 7.0. O Projeto de Lei nº 110-59 também é transcrito no artigo.
Tais citações tratam de temas como arruamento, condições mínimas de habitação (como o abastecimento de água), além da regulamentação em relação à zona rural, estabelecendo como deveria ser sua ocupação, entre outros. Outra questão enfatizada pelo autor é a necessidade de garantir que a regulamentação estabelecida seja devidamente executada, o que é indispensável.
TítuloPágina inicial de: São Paulo e seus problemas.
Baixar arquivoRIE06.1960.3.Zoneamento no municipio0001.bmp
artigo
São Paulo, fevereiro de 1960
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
urbanismo – regulamentação – administração
5
fotocópia
Biblioteca Central da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Revista do Instituto de Engenharia, vol. XVIII, n. 210
ANDRADE FILHO, Rogério C. de. São Paulo e seus problemas: os arruamentos – expansão da cidade – o caos urbano. Revista do Instituto de Engenharia. São Paulo: v. XVIII, n. 210, maio/1960, p.410-414.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
28 de agosto de 2013 por Isis F. A. Henrique
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.