AutorRATH, Carlos
O documento relata que na província de São Paulo assim como em todo o Brasil a maneira de matar os animais cuja carne é destinada ao consumo doméstico, bem como o tratamento que se dá aos animais antes e depois de morto pertence a mesma categoria e que portanto falta uma instrução e experiência.
Descreve também que o preço dos mantimentos, como o da carne sobe, gerando imensa desigualdade e facilitando a invasão das epidemias nas cidades. Já que a carne dos animais é usada como principal fonte de alimento nessa região.
Faz recomendações técnicas sobre a maneira de tratar estes animais a fim de se tirar deles o maior proveito possível, tanto da carne para a economia do consumo, como para as técnicas da matança.
TítuloMemoria sobre a maneira de matar as rezes e sua influencia sobre a perfeição e quantidade nutritivas
Baixar arquivoMemória sobre como matar as rezes.JPG
manuscrito
São Paulo, 1856
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
sanitarismo – documentação técnica – matadouro
Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
Papéis Avulsos 175: Corresponde à correspondência (na maioria) de 1856 /Volume 1 (classificação antiga) ao n º 175 (classificação nova) - Documento 343
RATH, Carlos. Memoria sobre a maneira de matar as rezes e sua influencia sobre a perfeição e quantidade nutritivas. Texto manuscrito, 1856, 10 páginas.
Data do levantamento
2009
Preenchimento da ficha
07 de abril de 2011 por Thais Farias Lassali
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.