AutorRATH, Carlos
O documento faz observações sobre o estado da estrada entre Santos e a Capital, descrevendo suas condições técnicas, por exemplo: sua largura de “10 ½ legoas” em algumas partes e de “1 ¼” nas partes de serra; o fato da serra ter uma terça parte feita de Macadam e outras partes com diferentes formas de construções, resultado da ação de diferentes administradores. O autor propõe algumas soluções para o melhoramento da estrada como macadamizar outras partes da estrada. Sua finalidade é a de evitar os encontros e desvios perigosos, como desmoronamentos e partes em ruínas, e fazer todas as pontes e pontilhões de pedras.
O documento descreve ainda o clima, como vive os habitantes, quais doenças estão enchendo as enfermarias e as condições das estradas.
Relata ainda que as estradas nunca foram feitas de uma só largura e tem esgoto na lateral, e que seria necessário aplainar, aterrar e cobrir com cascalhos.
Menciona também as tropas, os animais e os carros que passariam sobre essa nova estrada e amassariam o cascalho de forma natural, tendo que esperar no dia a dia para que o tempo, vento e sol secasse a estrada. Os tropeiros se queixavam mas como eram estrangeiros sem influencia política, não se encontravam em posição de pedir qualquer beneficio.
manuscrito
São Paulo, 01 de outubro de 1857
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
infra-estrutura – melhoramentos – caminhos
Arquivo do Estado de São Paulo
C05152- Obras públicas – 1856/1857
RATH, Carlos. Observações. Texto manuscrito, 1857, 22 páginas.
Data do levantamento
08 de agosto de 2008
Preenchimento da ficha
20 de abril de 2011 por Thais Farias Lassali
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