AutorSICILIANO, Lauro de B.
O texto foi escrito em 1949 pelo engenheiro Lauro de Barros Siciliano (membro titular e diretor da Divisão de Circulação e Transporte do Instituto de Engenharia, membro do Conselho Regional de Trânsito e membro da Sociedade Amigos da Cidade), quando foi apresentado ao I Congresso de Trânsito da Cidade de São Paulo. No entanto, há uma nota da redação, no início do artigo, afirmando que em 1956 o trabalho ainda não havia perdido a atualidade e em linhas gerais havia ganhado até mais oportunidade de divulgação.
Siciliano divide o texto em quatro partes: I- O trânsito na cidade de São Paulo; II- A contribuição do transporte Coletivo para a solução do problema do trânsito; III- O problema do estacionamento de veículos no centro da cidade e IV- Algumas considerações sobre acidentes de trânsito.
O engenheiro defende que a solução do problema do trânsito estaria no planejamento da cidade, “planejamento esse tão falado, mas, igualmente, tão protelado”; entretanto, acredita que a melhoria do problema poderia ser obtida por meio de alguns preceitos da Engenharia de Tráfego, os quais expõe no texto.
Títulopágina inicial de: O problema do trânsito na cidade de São Paulo
Artigo
São Paulo, fevereiro de 1956
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
engenharia – São Paulo – tráfego
6
fotocópia
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo, SP.
.
SICILIANO, Lauro de Barros. O problema do trânsito na cidade de São Paulo. Revista do Instituto de Engenharia. São Paulo, n.159,v. XIV, fev./1956., p.245-250,
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
17 de fevereiro de 2014 por Raíssa Pereira
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.