AutorNEVES, Christiano das
A revista recorre ao artigo de 1917 para explanar sobre o arquitetura colonial.O texto centra-se no debate sobre qual seria o melhor estilo arquitetônico a ser adotado no Brasil: arquitetura eclética -defendida por Christiano Stockler, ou arquitetura colonial que tinha como um de seus defensores, Ricardo Severo.
Para tal defesa, Stockler lista motivos que justificariam sua escolha, dentre eles, o fato de Portugal não ter tido arte ou arquitetura próprias; a inspiração nas “velhas igrejas” que, por sua vez, fariam parte da pior fase do barroco e a monotonia intrínseca ao estilo colonial.
Insere ainda, trechos de referências em francês e italiano, alegando ser isso necessário, uma vez que não possuía “a inteligência, ilustração e idade do distinto conferencista da Politécnica” e precisava munir-se de documentos para cimentar suas asserções e para que sua opinião sobre o assunto não fosse considerada pueril.
Há uma nota da redação informando que o artigo fora anteriormente publicado no Jornal do Commercio de 1917 e que não refletia a opinião da Revista.
artigo
São Paulo, junho de 1921
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – edificação – arte
10
fotocópia
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo, SP.
NEVES, Christiano Stockler das. Architectura Colonial. Revista de Engenharia do Mackenzie. São Paulo, v. VII, n. 22, jun.1921, p.50-60.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
29 de abril de 2014 por Raíssa Pereira
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.