AutorDAS NEVES, Christiano
É citado no artigo que na Escola Nacional de Bellas Artes, mesmo com o curso de arquitetura sendo independente da Escola Polytechinica, o formado recebe o título de engenheiro-architecto.
No presente artigo, Christiano das Neves critica a equiparação dos saberes do arquiteto aos do engenheiro, alegando que o primeiro tem domínio sobre os conhecimentos artísticos, sendo, então, não só o técnico, mas também o próprio artista, enquanto o segundo seria um especialista que auxilia o trabalho do arquiteto, e cabe apenas a este último projetar e dirigir a construção. O autor inicia sua crítica a partir de considerações sobre o IV Congresso Pan Americano de Architectos, em que os engenheiros presentes contrariam a visão de urbanismo defendida pelos arquitetos.
Para defender sua visão cita conclusões tiradas do III e IV Congresso Pan Americano de Architectos, a Legislação du Bâtiment, o Código de Ethica profissonal do American Institute of Architects e o professor Julien Guadet da école de Beaux Arts de Paris. As citações baseiam-se na ideia do arquiteto como profissional responsável pela confecção e execução de suas obras ao mesmo tempo que o colocam como um artista.
Como epígrafe, Das Neves faz uma citação de Ch. Blanc que trata justamente da desvalorização do trabalho do arquiteto como um artista.
Há o sumário da revista e uma sessão nomeada “Galeria dos nossos engenheiros e architectos“com uma caricatura do Primeiro Secretário do Instituto Paulista de Architectos, Dr. Edmundo Krug.
artigo
São Paulo, fevereiro de 1931
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
engenheiro – profissional – arquiteto
6
fotocópia
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP
.
DAS NEVES,Christiano. Architectura e Engenharia. Architectura e Construcções. São Paulo,v.2, n.18-19, pp.3-8, fev.1931.
Data do levantamento
2009
Preenchimento da ficha
07 de maio de 2014 por Rafaele Paiva
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.