AutorDESCONHECIDO, Autor
Trata-se do primeiro editorial da Revista. O seu público alvo, segundo o artigo, é a parte culta do público paulista e brasileiro. Aparece como razão para o início da Revista a necessidade da época: em São Paulo, bem como outras cidades pelo Brasil, estava acontecendo forte expansão de residências e milhares de núcleos urbanos, não havendo, no entanto, nenhuma revista de arquitetura.
Revistas como “American Home”, “Architectural Forum”, “Pencil Points”, “Architecture and Building”, “Encyclopédie de l’Architecture”, “Encyclopédie des Métiers d’Art”, “Art et Décoration”, “La Construction modern”, entre outras, são citadas para exemplificar nosso atraso em relação ao assunto.
A revista firma o compromisso de manter seções constantes e interessantes, citando algumas das seções que planejam estabelecer. Além disso, destaca que não se aterão aos moldes de nenhuma escola específica, mas que serão “officiantes da inmarcessivel Belleza”. Por fim,ressalta o entusiasmo e alegria, se obtiverem a preferência do público.
O documento conta com uma caricatura do arquiteto Christiano Stockles das Neves, dentro da seção Galeria dos nossos Architectos e Engenheiros.
editorial
São Paulo, agosto de 1929
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – apresentação – revista
2
fotocópia
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP
.
O nosso escopo. Revista Architectura e Construcções. São Paulo: n.1, v.I, ago. 1929, pp.3-4.
Data do levantamento
2009
Preenchimento da ficha
06 de maio de 2014 por Isis F. A. Henrique
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.