Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano: São Paulo, séculos XIX e XX
Projeto temático Fapesp nº 05/5538-0.Coordenado por Maria Stella Martins Bresciani, Ciec – IFCH - Unicamp

Projecto de Residencia

AutorDESCONHECIDO, Autor

Destaques

O artigo possui: Fachada, planta do pavimento térreo e superior (sem escala) do projeto de residência de Adhemar de Moraes; Perspectiva e planta geral (sem escala) da residência projetada por Olavo Franco Caiuby; Fachada e planta do andar térreo e superior (sem escala) de casa econômica, pojetada por Odil de Campos Saes; Fachada, vista lateral, plantas em corte longitudinal. fachada, corte transversal e do pavimento térreo (todas sem escala) da residência projetada por José Sacchetti; Detalhes do palacete na rua Domingos de Moraes, 311, dentre eles porta , biforas, balcão, beiral, arco e porta de entrada principal, vidral da escada, escada interna (todos sem escala).

Descrição

No documento há a reprodução da planta e fachada de uma residência situada na R: Haddock Lobo esquina Al. Franca, do engenheiro construtor Adhemar de Moraes. Há também planta e fotografia em perspectiva de uma “residência para casal no Jardim América”, cujo projeto e construção são do engenheiro-arquiteto Olavo Franco Caiuby, além da representação da planta e fachada de um “typo de casa econômica” projetada pelo engenheiro civil Odil de Campos Saes.
Consta ainda, um pequeno artigo no qual o autor defende que um grande problema dos profissionais envolvidos com a construção é o fato de terem que convencer o cliente (e sua esposa) que algumas coisas não devem ser feitas, pois se deve ter respeito à historia e soberania da arquitetura, e ao senso estético do futuro, afirmando acreditar que a solução seria conciliar as vontades. Ao mesmo tempo atesta que estas dificuldades são menores em São Paulo do que no Rio de Janeiro, uma vez que esta última, por seu maior cosmopolitismo, dificulta a homogeneidade do senso arquitetônico.
Por fim, trata da reprodução de um palacete, o qual seria moderno, apesar do arquiteto Cav. José Sacchetti ter se inspirado nas construções venezianas do século XIV. Traz ainda informações sobre os arcos, balcão duplo, beiral, gradil, portões e materiais utilizados para construção. E encerra ressaltando que por meio das plantas e detalhes, os leitores poderiam “fazer melhor idéa do que tem essa obra, em conforto pela distribuição e em belleza pela soberania das linhas”.
Seguem-se então: duas fotografias, sendo a primeira da fachada e vista geral e a segunda da vista lateral, mostrando o efeito do balcão duplo. Reproduções de cortes laterais; planta geral; e, desenhos das fachadas da frente, das laterais com seus detalhes,“detalhes da grade, portão e colunas em estilo veneziano” e outros “principais detalhes”, como: portas, beiral e escada.

Arquivos, imagens e textos

Observações adicionais

da seção “Pagina de Architectura”

Documento

Ficha técnica

Tipo

artigo, reprodução de projeto

Local e data

São Paulo, 1927

Caracterização

Iconográfico e Textual

Subtema

Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930

Palavras-chave

arquitetura – desenho – planta

Relativo à pesquisa

Número de páginas

8

Formato

fotocópia

Acervo/fonte

Localização

Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo, SP

Número de tombo

Citação bibliográfica completa

PROJECTO de Residencia. Revista de Engenharia do Mackenzie. São Paulo, v. XII, n. 41, 1927, p.21-28.

Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
07 de maio de 2014 por Raíssa Pereira

Saberes urbanos é um site financiado pela

Site desenvolvido pela Preface Design.