AutorEng. OLIVEIRA, Alvaro de Salles
O eng. Alvaro de Salles Oliveira inicia o artigo mencionando a questão da falta de habitação e de prédios comerciais nas cidades americanas e afirma que devido a isso muitas construções estavam sendo executadas, determinando assim uma alta fantástica dos terrenos em geral, principalmente dos centrais. Diante desta situação, o Sr. P.G.Meirelles permitiu que fosse realizado este estudo sobre o edifício que seria construído em um terreno de sua propriedade. O engenheiro traz então as dimensões do edifício, informa que no terraço haveria cafeteria, restaurante e lavanderia; menciona a divisão entre espaços para lojas, sobre-lojas e apartamentos, os quais seriam inteiramente independentes uns dos outros e teriam oito cômodos. O prédio seria servido por oito elevadores de passageiros e dois de cargas e traria aperfeiçoamentos, como: aquecimento, resfriamento, tomadas de correntes para telefones. Em seguida, traz as reproduções da fachada principal, da planta do pavimento térreo, do corte lateral mostrando os diversos pavimentos, da planta do terraço mostrando a distribuição do restaurante, lavanderia etc e do porão.
Em seguida vem a reprodução da perspectiva de uma residência a ser construída na Rua Groenlândia, 40, no Jardim Paulista e as reproduções das plantas de locação e dos pavimentos térreo e superior. O projeto é do Escritório Técnico Renato Aguiar & Cia.
Há também a fotografia da fachada e vista geral de um palacete situado à Al. Tietê, 33 e a reprodução das plantas dos pavimentos térreo e superior. O edifício era residência do Dr. Luiz Monteiro Pinheiro e o projeto e construção do Eng. Civil Henrique Pegado.
Por fim, há um projeto de residência de autoria do acadêmico Americo Capua com reproduções de uma perspectiva principal e das plantas dos dois pavimentos.
Títulopágina inicial de: São Paulo Moderno: Uma grande obra da moderna engenharia de construções - o edifício Meirelles.
Baixar arquivodigitalizar0033.jpg
artigo, reprodução de projeto
São Paulo, 1927
Iconográfico e Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – desenho – planta
8
fotocópia
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo, SP
OLIVEIRA, Alvaro de Salles. São Paulo Moderno: Uma grande obra da moderna engenharia de construções – o edifício Meirelles. Revista de Engenharia do Mackenzie. São Paulo, n. 42, 1927, p.26-33.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
08 de maio de 2014 por Raíssa Pereira
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.