AutorMOTTA, Arthur
Neste artigo, com o subtítulo “Primeira lição de um curso de História das Artes realisado na Universidade Feminina”, o autor discute o desempenho da profissão de engenheiro penetrando também o domínio das artes, nas suas mais diversas características. “A arte é consiste sempre em uma representação idéal do que é destinado a cultivar o nosso instincto de perfeicção” (p.27). Dentro do culto à arte o autor destaca a importância da tradição, que nunca deve ser repudiada.
Três noções formariam os fundamentos da arte: verdadeiro, bom e belo, que correspondem às criações da filosofia, da política/moral pública e privada, e da arte. Em sua concepção de inteligência, seria o cérebro o responsável pelo conhecimento do espírito, do coração e do caráter. Por fim o autor cita as noções de beleza e arte desenvolvidas pelos seguintes autores: Véron, Mario Pilo, Santo Agostinho, Platão, Wolf, Crousaz, Hutcheson, Mendelssohn, Winckelman, Shaftesbury, Burke, Diderot, Voltaire, D’Alembert, Kant, Cousin e Spencer.
Ao final da última página (30) há duas plantas não relacionadas ao artigo, referente a um projeto de residência de Julio Capua.
artigo
São Paulo, agosto de 1929
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
profissional – memorialista – artista – estética – artes
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fotocópia
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP
Revista Architectura e Construcções, Vol.I, n.1
MOTTA, Arthur. Concepção das artes. Revista Architectura e Construcções. São Paulo: n.1, v.I, ago. 1929, pp. 27-30
Data do levantamento
2009
Preenchimento da ficha
12 de maio de 2014 por Isis F. A. Henrique
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