AutorMORAES, Dacio A. de
Editorial do quarto número da Revista, trata-se de uma discussão sobre arte e filosofia, a partir do pensamento do professor Rahn, Catedrático de História da Arte e Estética da Universidade de Zurique. O autor do artigo transcreve parte da argumentação, em um congresso, do Sr. Gilberto Amado, cuja opinião sobre a arte tende ao viés de que esta deve ser livre e libertadora ao homem, natural, instintiva e material. Discordando da afirmação, Moraes utiliza-se de alguns argumentos, dentre os quais o de que a arte é livre em si e de que a arte é a manifestação do espírito, do imaterial, além de que não deve desprezar regras ou qualquer outra influência da sociedade, como propõe o Sr. Gilberto
Por fim, o autor traz perspectivas do que poderia vir a se tornar arte a partir dos argumentos do Sr. Gilberto Amado, destacando que seria um grande retrocesso na história da Arte.
O documento conta com o sumário da Revista de número 4 e com a caricatura do professor Alexandre de Albuquerque, dentro da seção “Galeria dos nossos architectos e engenheiros”.
editorial, artigo
São Paulo, novembro de 1929
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
conferência – profissional – arte
4
fotocópia
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP
Revista Architectura e Construcções, Vol.I, n.4
MORAES, Dacio A. de. Philosophia e arte. Revista Architectura e Construcções. São Paulo: n.4, v.I, nov. 1929, pp.13-16.
Data do levantamento
2009
Preenchimento da ficha
19 de maio de 2014 por Isis F. A. Henrique
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.