AutorDESCONHECIDO, Autor
O artigo inclui: Fotografias da fachada e do interior da residência construída pelo Eng. Elias Machado na Rua Sergipe; Fotografias e planta (sem escala) dos pavimentos térreo e superior da Residência projetada e construída pelo Eng. Arnaldo A., na Motta rua Martiniano de Carvalho; Fotografias da fachada e do interior da residência projetada por Charles Ponchon; Fotografias das residências na Alameda Barros, pertencente ao sr. Martinho Alves Porto, da fachada da residência do dr. Almicar Quintella na rua José Getúlio, e da Residência na avenida Higienopolis, de Cassio Muniz de Souza, todas projetadas por Luiz Espinheira e Alfredo Ernesto Becker; Fotografia do Palacete projetado pelos engenheiros F. Prota e Irmão, na rua Sampaio Vianna e pertencente ao sr. Edmundo Metzeger; Fotografia e planta (sem escala) do andar superior e térreo do palacete projetado por Christiano das Neves, situado na rua 13 de maio e pertencente ao Dr. Luiz do Rego; Gravura em perspectiva da penitenciaria do Leprosário de Sto. Angelo, projetada por Adelardo Soares Caiuby; Projeto de um cassino com gravura da fachada com escala 1:125, e planta com escala 1:250, do estudante Luiz del Nero da engenharia do Mackenzie; Trabalho do curso de Arquitetura da escola de Engenharia do Mackenzie, sendo esse um projeto de um Pavilhão Central do Instituto de Bellas Artes em escala 1:75, pertencente a Zilda de Almeida Sampaio; Projeto de um portão sem escala pertencente a Max Fortner; Projeto de uma passarela de Fernando Gama Rodrigues com Escala 1:50; Projeto de um Café Restaurante com corte transversal e plantas do térreo e do andar superior ( sem escala), de Vicente del Monaco; A tese de Fabio Barros Amaral e Prudente F. Monteiro, está sendo um projeto do Hospital Vista Alegre, no sitio no bairro da perdizes, com a fachada principal em escala 1:75 , planta do primeiro andar com escala 1:100 e do segundo andar com 1:100.
Embora a revista enfatize que o presente texto seria uma homenagem realizada no Rotary Club do Rio de Janeiro por Nestor de Figueiredo aos arquitetos argentinos Raul Fitte e Sebastian Guigliazza, os quais vieram ao Brasil para julgamento do concurso da Embaixada da Argentina, em sua fala, Figueiredo acaba por deter-se na questão de que no Brasil faltam arquitetos, escolas de arquitetura e arquitetura contemporânea e sugere aos rotarianos uma campanha pela “redenção da arquitetura nacional”.
Em seguida, a revista traz a seção “Pagina de Architetura”. Nesta constam: fotografias de uma residência projetada pelo engenheiro Elias Machado; fotografias e reprodução de planta de uma residência projetada pelo engenheiro Arnaldo A. da Motta; fotografias de uma residência projetada pelo engenheiro-arquiteto Charles Ponchon; fotografias de residências projetadas pelos engenheiros-arquitetos Luiz Espinheira e Alfredo Becke; fotografias de uma residência de autoria dos engenheiros-arquitetos F. Prota e irmão; fotografias e reprodução de projetos do arquiteto Christiano das Neves;
reprodução de perspectiva de um projeto do engenheiro Adelardo Soares Caiuby; reproduções de trabalhos dos estudantes do Mackenzie: Luiz del Nero, Zilda de Almeida Sampaio, Max Fortner, Fernando Gama Rodrigues e Vicente del Monaco, e da tese de Fabio Barros Amaral e Prudente F. Monteiro.
inclui a seção “Pagina de Architetura”
informativo, reprodução de projeto
São Paulo, junho de 1928
Iconográfico e Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – desenho – fotografia
17
fotocópia
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo, SP
A ARCHITECTURA nacional. Revista de Engenharia do Mackenzie. São Paulo, n. 47, p.48-65, jun.1928.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
22 de maio de 2014 por Raíssa Pereira
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.