AutorArchitectura e Construcções
O presente documento é uma homenagem ao engenheiro Arthur Motta e sua obra “Historia da Litteratura Brasileira”, na qual procura explicar a origem de todos os fenômenos históricos da mentalidade brasileira. Ao longo do texto, são feitos diversos elogios à sua intelectualidade e capacidade, sendo destacado o fato de que, além de engenheiro, o autor do livro tem habilidades como historiador-psicólogo. Ao escrever sobre o tema, Motta não cansa o leitor e também não deixa de ser artista e em detrimento de outros autores, seu trabalho é marcado pela honestidade, sem camuflagem literária, como enfatiza o autor do texto.
Também é importante notar que o autor cita grandes escritores de nossa literatura e põe Arthur Motta em condição semelhante a eles, mostrando como sua obra é relevante em meio a outras como Os Sertões (Euclydes da Cunha), Inferno Verde(Alberto Rangel), entre outros, em sentido de representação da nossa cultura.
Por fim, expressa a dívida da Academia Brasileira para com o engenheiro e também a felicidade da Revista Architectura e Construcções em tê-lo como um de seus principais e mais lidos colaboradores.
Artigo
São Paulo, abril de 1930
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
engenheiro – livro – homenagem – literatura
1
fotocópia
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP
Revista Architectura e Construcções, Vol. I, n.9
ARCHITECTURA E CONSTRUCÇÕES. Historia da Litteratura Brasileira. Revista Architectura e Construcções, Rio de Janeiro, n.9, v.I, abr. 1930, p.21-21.
Data do levantamento
2009
Preenchimento da ficha
25 de junho de 2014 por Isis F. A. Henrique
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.