AutorDESCONHECIDO, Autor
Neste editorial de número 12 é feito um resumo de todas as teses e suas respectivas conclusões elaboradas durante o Congresso. São elas: regionalismo e internacionalismo na architectura contemporanea – a orientação espiritural da architectura na America; O ensino da Architectura; O arranha-céo e sua conveniencia sob varios aspectos: Hygienico, economico e esthetico; A solução economica do problema residencial; Urbanismo e architectura payzagista; Regulamentação profissional e direitos autorais do architecto; A defeza do patrimonio arstistico principalmente architectonico das nações americanas; Organização dos concursos publicos e privados, nacionaes e internacionaes de architectura e urbanismo; Como julgar as tendencias de moderna architectura – Decadencia ou resurgimento?; Parques escolares, universitários, hospitalares, sportivos e de diversões. Foram também entregues prêmios a instituições públicas, particulares e arquitetos.
O artigo conta com as seguintes imagens: palácio das festas onde esteve instalada a IV Exposição Pan-Americana de Architectura; foto dos participantes do banquete oferecido pelo governo brasileiro aos congressistas Pan-Americanos; foto da seção de encerramento do Congresso.
O documento conta com o sumário da Revista de número 12 e com o desenho do engenheiro civil e arquiteto Francisco Prestes Maia, dentro da seção “Galeria dos nossos architectos e engenheiros”.
editorial
São Paulo, julho de 1930
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
profissão – evento científico – congresso
5
fotocópia
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP
.
IV Congresso pan-americano de architectos. Revista Architectura e Construcções. São Paulo: n.12, v.I, jul.1930, pp.3-7.
Data do levantamento
2009
Preenchimento da ficha
16 de julho de 2014 por Isis F. A. Henrique
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.