Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano: São Paulo, séculos XIX e XX
Projeto temático Fapesp nº 05/5538-0.Coordenado por Maria Stella Martins Bresciani, Ciec – IFCH - Unicamp

A reforma do contracto de viação do município de São Paulo

AutorFREIRE, V. da Silva

Descrição

O documento foi encomendado pelo prefeito de São Paulo, o Sr. Dr. Pires do Rio á Victor Silva Freire, com o intuito de ter uma opinião técnica sobre a reforma do contrato de viação da cidade de São Paulo, devido ao aumento nos congestionamentos na zona central da cidade, que havia uma necessidade da reorganização dos transportes públicos e particulares.. A empresa que era a responsável e detinha a concessão das linhas de tramway (bondes) era Tem S. Paulo Tramway, Light & Power Company. A empresa havia apresentado um relatório elaborado pelo perito D. Wilson. O responsável pela analise do relatório apresentado pela empresa foi o autor desse artigo Victor da Silva Freire. Por não ser especialista em transportes foi pesquisar e procurar técnicos fora do Brasil, como na França, Bélgica e Inglaterra. Estes especialistas em transporte público de tramway e autobus, não tiveram disponibilidade para a tarefa e indicarão Sir James Dalrimple, escocês que por mais de 35 anos foi responsável pela organização dos transportes em sua cidade. A questão em debate é a importância do transporte publico, com a mudança geográfica na estrutura da população que começava a deixar a zona rural e ocupar os grandes centros e periferias das cidades que já eram potenciais grandes cidades. E como transportar os proletariados dos centros para a periferia. Que já começa a se constituir as periferias pela especulação imobiliária nos centros das cidades.Sendo assim as discussões dos especialistas estava em qual seria o melhor meio de transporte possível para essa nova necessidade, com aumento no numero de automóveis particulares que começava os engarrafamentos. Os congressos buscavam solucionar o problema com a iniciativa de melhorar o transporte publico, para que houvesse menor necessidade de automóveis particulares, a duvida era qual seria a melhora alternativa. Entre os tramways (bondes), autobus e automóveis.

Arquivos, imagens e textos

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Documento

Ficha técnica

Tipo

Artigo

Local e data

São Paulo, outubro de 1927

Caracterização

Textual

Subtema

Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930

Palavras-chave

Transporte – tráfego e traçado urbano.

Relativo à pesquisa

Número de páginas

35

Formato

Fotocopia

Acervo/fonte

Localização

Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP.

Número de tombo

Citação bibliográfica completa

FREIRE, Victor da Silva. A reforma do contracto de viação do município de São Paulo. Boletim do Instituto de Engenharia, São Paulo, v. 34, n. 8, p.3-38, out. 1927.

Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
17 de março de 2015 por Allan Cezar de Souza Gama

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