AutoresMAIA, Francisco Prestes; CINTRA, João Florence d'Ulhôa
O artigo traz diagramas denominados "Schema theorico " de Berlim, Paris, Moscou e São Paulo. Além de um recorte do mapa de São Paulo para o "Projecto de da Avenida de Irradiação" e, também, outro recorte com representação das vias radiais e setores próximos.
Este trabalho esboça, inicialmente, linhas gerais de um plano para São Paulo, o qual se justifica com base em argumentos suscitados nas publicações anteriores. Deste resumo podem-se inferir propostas de intervenção vinculadas a distintos setores, divididos em sistema geral de viação; de parques e jardins e edifício de utilidade publica.
No entanto, o autor prioriza os aspectos vinculados ao “Systema geral de Viação”, pensado, então, a partir de um modelo teórico e sintético, em comparação a outros três planos, organizados para as cidades de Berlim, Paris e Moscou.
Nessa medida, pontua-se questões associadas à circulação, ao remodelamento de vias e ao perímetro de irradiação da cidade de São Paulo. Ainda são disponibilizados diagramas, que representam a articulação das principais avenidas e que são essenciais à compreensão dos modelos teóricos sugeridos no artigo.
Artigo
São Paulo, outubro de 1925
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
urbanismo – remodelamento de vias – projeto de avenidas
12
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Boletim do Instituto de Engenharia V. VI N. 29
MAIA, Francisco Prestes; CINTRA, João Florence d’Ulhôa. Um problema actual: Os grandes melhoramentos de São Paulo. Boletim do Instituto de Engenharia, São Paulo, v. 6, n. 29, p.121-132, out. 1925.
Data do levantamento
22 de setembro de 2016
Preenchimento da ficha
27 de setembro de 2016 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.