AutorALBUQUERQUE, Alexandre
Este trabalho trata, sobretudo, da história da arquitetura romana, não deixando de analisar aspectos pertinentes ao tema, como a organização desta civilização, suas conquistas territoriais e econômicas, os aspectos culturais que influenciaram a composição dos edifícios romanos, bem como a simbologia destas construções, por outras palavras, as relações entre arte, arquitetura, história e política no império.
Por conseguinte aponta importantes construções como o templo religioso, o túmulo e as casas, que se associam à preocupações primitivas, das quais partilharam diferentes civilizações. Neste ponto o autor ressalta a presença da arquitetura grega na construção e concepção dos edifícios romanos.
Por fim, considerando a necessidade de novos programas para a construção de edifícios e o progresso da civilização romana, o autor destaca os prédios públicos ou privados que resultaram destas circunstâncias, dentre os quais se encontram os foros, mercados, basílicas, anfiteatros e as termas. Ainda são assinaladas as técnicas e materiais de construção empregados, bem como a relação entre a arquitetura romana e a estética Grega.
Artigo
São Paulo, fevereiro de 1933
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
história da arquitetura – arquitetura romana – edifícios
10
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica N. 107
ALBUQUERQUE, Alexandre. Architectura. Revista Polytechnica, São Paulo, v. , n. 107, p.397-412, fev. 1933
Data do levantamento
04 de outubro de 2016
Preenchimento da ficha
06 de outubro de 2016 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.