AutorMELLO, Luiz de Anhaia
O texto traz um gráfico com o título de "Land value per sq. ft." e outro com dados sobre o "Percentage of net return x Building height in stories". Além disso apresenta plantas esquemáticas e desenho isométrico com um estudo para a altura dos edifícios de escritórios, denominado "Study of economic height for office buildings".
O autor trata da dinâmica econômica e social que compõe os espaços da cidade, o ambiente e o tecido urbano. Trazendo, em primeiro lugar, aspectos políticos e econômicos – “forças” – pertinentes ao controle e fiscalização da utilização da terra urbana e, que aparecem no artigo, sobretudo, como função do Estado.
Assim, este trabalho compreende uma análise dos aspectos de regulação do uso e ocupação do solo urbano, destacando problemas de ordem econômica, privada ou pública. Evidencia-se, principalmente, o entendimento do espaço da cidade com base nas características de densidade, expansão para áreas rurais e usos: residencial, comercial e industrial. Cada um destes aspectos é discutido em tópicos pelo autor.
Artigo
São Paulo, fevereiro de 1933
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
urbanismo – economia – uso do solo urbano
15
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica N. 107
MELLO, Luiz de Anhaia. A Economica da Terra Urbana. Revista Polytéchnica, São Paulo, v. , n. 107, p.419-433, jun. 1933.
Data do levantamento
17 de outubro de 2016
Preenchimento da ficha
17 de outubro de 2016 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.