AutorMELLO, Luiz de Anhaia
O painel que se encontra na página 163 traz informações referentes ao subsídio necessário para o padrão mínimo de habitação, além da distribuição de grupos de renda nos Estados Unidos, comparando os anos 1929 e 1934
O texto trata do problema habitacional de forma bem sucinta. Inicialmente, aborda o problema de maneira instrutiva, apontando para os aspectos que devem ser solucionados e, principalmente, para a função social do Estado, enquanto órgão competente para a resolução da questão habitacional. Em outras palavras, estabelece a construção de moradias para classes de baixo salário, como um serviço de utilidade pública, “a cargo da nação”.
Em seguida, se evidencia algumas considerações gerais a respeito do problema, a partir das quais se introduz parte de um relatório, divulgado pela “National Association of Housing Official”, órgão que estuda os problemas da habitação nos Estados Unidos, cujos conceitos complementam aqueles estabelecidos pelo autor.
Trechos em inglês, sobretudo o painel da página 163
Artigo
São Paulo, março de 1936
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
habitação – sanitarismo – relatório – serviços públicos
4
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica N. 121
MELLO, Luiz de Anhaia. Um programma de habitação para os Estados Unidos. Revista Polytechnica, São Paulo, n. 121, p.161-164, mar. 1936.
Data do levantamento
29 de novembro de 2016
Preenchimento da ficha
29 de novembro de 2016 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.