AutorCLEMENTE, Annibal Martins
O artigo traz princípios básicos que devem ser considerados no projeto e edificação de habitações, a fim de que promovam o bem estar físico e psicológico da população. Nessa medida o autor estrutura no artigo os requisitos e métodos de obtenção de alguns princípios necessários à construção de casas salubres, dentre os quais pode-se mencionar a provisão de iluminação solar adequada aos ambientes de uma casa; a garantia de iluminação artificial satisfatória; a proteção contra ruídos excessivos e a provisão de espaço apropriado ao exercício, por exemplo.
Além disso, são apontados alguns valores relativos ao ruído, à temperatura, ao espaço ou à iluminação, já então tidos como regra, que configuram o método para se atingir os requisitos necessários à configuração de uma habitação saudável. Vale mencionar que o texto compreende 8 princípios, sendo que em outro artigo publicou-se a continuação deste.
Artigo
São Paulo, 1940
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
arquitetura – habitação – princípios básicos
4
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica N. 135
CLEMENTE, Annibal Martins. A Casa Salubre: Traduzido da “American of Public Health” de março de 1938. Revista Polytechnica, São Paulo, v. , n. 135, p.23-26,1940.
Data do levantamento
13 de fevereiro de 2017
Preenchimento da ficha
14 de fevereiro de 2017 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.