AutorMELLO, Luiz de Anhaia
O texto trata do problema habitacional, dando ênfase se à questão administrativa. É preciso pontuar que aspectos que se associam à resolução do problema habitacional são abordados em outra publicação, a qual se constitui como primeira parte deste artigo.
Dessa maneira, no decorrer do texto, disserta-se sobre a responsabilidade social de criação, efetivação e manutenção dos programas, agências e moradias populares. Responsabilidade que é atribuída às diferentes escalas dos governos – federal, estaduais e locais. Assim se discute a função e a responsabilidade pertinente a cada esfera administrativa, para que a partir desta organização, possa existir um programa coordenado que promova habitações mínimas para os todos os cidadãos, além de contribuir para o bem estar público.
Nesse sentido, o autor traz exemplos desta coordenação e senso de responsabilidade governamental, sobretudo local, que se desenvolveram em países como Inglaterra e Estados Unidos. E adota como modelo o programa da “National Association of Housing Officials”, o qual resume as funções e relações das agências públicas de habitação, bem como, a distribuição de responsabilidades associadas à esfera governamental.
Artigo
São Paulo, dezembro de 1936
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
urbanismo – moradias populares – agências públicas – responsabilidade social
6
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica N. 122
MELLO, Luiz de Anhaia. Um programma de habitação para os Estados Unidos. Revista Polytechnica, São Paulo, n. 122, p.119-124, dez. 1936.
Data do levantamento
06 de fevereiro de 2017
Preenchimento da ficha
14 de fevereiro de 2017 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.