AutorSIMONSEN, Roberto
O artigo articula os objetivos traçados para a engenharia ao contexto histórico do Brasil no século XIX e XX, desde o início da atividade industrial no país. Primeiramente, por se tratar de um evento, de uma conferência, na qual se entregaria o prêmio “Engenheiro Ignácio Wallace da Gama Cochrane”, o autor inicia sua análise a partir de uma descrição bibliográfica a respeito do engenheiro citado, cujo prêmio levou seu nome, e retoma questões fundamentais a formação do profissional desta área.
Em seguida são discutidos alguns aspectos da política e economia nacional, que interferem na atuação do engenheiro e na abrangência da profissão. De certa maneira, o texto traça uma linha histórica que pretende demonstrar a evolução do alcance da profissão, sempre vinculada ao desenvolvimento e necessidades do país. Fica clara a intenção do autor de enfatizar este vínculo, demonstrando, com alguns exemplos, a inserção do engenheiro em questões sociais e de cunho político.
Além das 11 páginas de texto, há uma na qual se insere um gráfico intitulado “Exportação e circulação monetaria do Brasil entre 1841 e 1939”.
Artigo
São Paulo, 1939
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
engenharia – conferência – contexto histórico – metas
11
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica N. 133
SIMONSEN, Roberto. Objetivos da engenharia nacional: Conferência no Instituto de Engenharia de S. Paulo. Revista Polytechnica, São Paulo, v. , n. 133, p.239-249,1939.
Data do levantamento
09 de fevereiro de 2017
Preenchimento da ficha
14 de fevereiro de 2017 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.