AutorANAWATE, Henrique
O artigo introduz questões essenciais, a respeito da estruturação do estudo e do ensino de engenharia nas universidades e escolas, as quais foram disseminadas pelo II Congresso de Engenharia e Arquitetura e que, também, são pertinentes à época em que o encontro foi realizado.
Dessa maneira são enumerados alguns aspectos relevantes para este processo de organização dos cursos, sendo objetivo deste congresso, sobretudo, afirmar ao governo e à opinião pública, a necessidade de uma revisão completa dos métodos de ensino, de maneira que, a partir disto, se possa investir na formação de profissionais capacitados e bem articulados com as indústrias nacionais.
Nesse sentido, o texto ainda traz um estudo de caso, no qual uma universidade e seu corpo docente se propõem, efetivamente, a remodelar seus cursos de engenharia, atendendo ao método de “Ensino geral com especialização”.
Esta adequação tem como objetivo proporcionar aos futuros engenheiros uma formação completa, que articula a teoria geral com a especialização escolhida por cada aluno.
Artigo
São Paulo, janeiro de 1948
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
engenharia – universidade – método de ensino
10
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica N. 152
ANAWATE, Henrique. II Congresso de Engenharia e Arquitetura. Revista Polytéchnica, São Paulo, v., n. 152, p.77-86, jan. 1948.
Data do levantamento
14 de março de 2017
Preenchimento da ficha
23 de março de 2017 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.