AutoresVAN LANGENDONCK, Telemaco; MARAÇÁ, Horácio; STUCHI, Tulio; CHRISTOPH, Walter; VARGAS, Milton; NEUMAN, Walter
O artigo compreende a descrição completa do processo construtivo do Viaduto Nove de Julho, inaugurado em 1948. Desse modo, o autor discorre, inicialmente, a respeito da conformação urbana da área de implantação do projeto, bem como, pontua as restrições e dificuldades de se executar um projeto desta escala. Considera-se, então, as dimensões da edificação e dos elementos estruturais, a composição do solo de fundação, as forças atuantes e, dentre outros aspectos, detalhes da construção e dos seus vários componentes.
O autor ainda fornece explicações físicas e cálculos, pertinentes aos problemas estruturais, que estão, principalmente, associados à dificuldade de se implementar a fundação em solo instável. Além disso, o texto apresenta diversos desenhos, imagens e tabelas que ilustram o processo construtivo em diferentes fases de construção.
É preciso pontuar, que ao final do texto há uma tabela com todos os dados de gerenciamento do projeto, desde a quantia de material utilizado até a quantidade de horas trabalhadas pelos operários no período de construção.
Artigo
São Paulo, outubro de 1950
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
engenharia – construção – memorial descritivo
18
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica (sem número)
VAN LONGENDONCK, Telemaco et al. O Viaduto Nove de Julho na cidade de São Paulo. Revista Polytéchnica, São Paulo, v., n., p.39-56, out. 1950
Data do levantamento
16 de março de 2017
Preenchimento da ficha
23 de março de 2017 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.