AutorD' ALESSANDRO, Alexandre
O artigo, escrito em comemoração ao cinquentenário do Grêmio Politécnico, traz uma breve descrição de sua história, início e desenvolvimento. O autor recria o ambiente sócio-cultural em que se instituiu a Escola Politécnica, articulando o evento com os acontecimentos e trajetória histórica da cidade de São Paulo, essenciais à formação técnica, política e social dos novos engenheiros. Ainda são encadeados, junto aos parágrafos, pequenos versos de poemas que remetem à memória desta época e ocasião.
Em seguida, chega-se a fundação do Grêmio Politécnico, como uma resposta às necessidades e interesses dos jovens estudantes de engenharia. Neste ponto, o autor relembra as realizações da instituição, que se afirmou e expandiu sua atuação à resolução de problemas sociais, o que se refletiu no apoio e auxílio da população em geral, sobretudo, quando devastou o país, a gripe espanhola. Enfim, o texto aborda, também, certamente como principal e mais importante atuação do Grêmio, a fundação da Escola Noturna Paula Souza, voltada à alfabetização daqueles que não podiam frequentar escolas durante o dia; e reafirma o papel social que os estudantes politécnicos assumiram em sua formação.
Artigo
São Paulo, agosto de 1953
Textual
Saberes da medicina e da engenharia: o higienismo na configuração urbana da São Paulo imperial
engenharia – Escola Politécnica – cinquentenário – grêmio
4
cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Politécnica (sem número)
ALESSANDRO, Alexandre D’. O Grêmio Politécnico: Gênese, desenvolvimento e fastígio. Revista Politécnica, São Paulo, v. , n. , p.11-14, ago. 1953.
Data do levantamento
abril de 2017
Preenchimento da ficha
23 de maio de 2017 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.