AutorLODI, Carlos
Trata-se de uma Palestra dada por Carlos Lodi, que apresentou o Planejamento urbanístico para a cidade de São Paulo, elaborado pelo Departamento de Urbanismo e pela Comissão Orientadora do Plano. Esse projeto englobou três grandes áreas: o planejamento da circulação e do transporte, a estruturação dos elementos que atuam na vida e no trabalho da população e o estatuto da reorganização e desconcentração dos serviços municipais e a reforma dos órgãos de planejamento.
Segundo o autor, o Plano Diretor é sempre fundamental para a organização da cidade. Entretanto, durante um tempo, esse conceito foi distorcido a favor de profissionais, os quais almejavam obter recursos dele. O planejamento deve ser ajustado à realidade urbana, assim mapeando todo o espaço e ajudando na visualização das áreas da cidade, a fim de que haja o controle da prefeitura sobre as regiões. O autor também destaca a importância de um planejamento democrático, feito com toda a ajuda possível, de modo que a população dele participe ativamente.
O autor levanta a questão do transporte na cidade de São Paulo, de forma que o assunto deve ser pensando, naquele momento, a fim de evitar problemas futuros. Portanto, propõe a introdução de vias de alta velocidade e de pelo menos uma linha de metro. Além disso, aponta sobre as dificuldades da malha viária do município e as possíveis soluções, dando exemplo de algumas cidades como Paris, Londres e Milão.
Outros assuntos abordados no documento são estrutura urbana, zoneamento, legislação e organização. De forma que o autor comenta sobre as modificações feitas no Plano Diretor para esses tópicos.
TítuloPágina inicial de:Situação do planejamento da cidade de São Paulo em 1960
Baixar arquivoimagem situação do planejamento.jpg
A página de n° 61 não consta no documento;
O documento apresenta uma propaganda sobre o curso ministrado pelo economista Nello Bianchi, no Instituto de Engenharia de São Paulo, sobre “ Apropriação, Custo e Controle da Construção Civil”.
Artigo
São Paulo, setembro de 1961
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
urbanismo – planejamento. – plano diretor
12
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica. São Paulo, SP
Revista do Instituto de Engenharia, vol. XX. n° 226
LODI, Carlos. Situação do planejamento da cidade de São Paulo em 1960. Revista do Instituto de Engenharia, São Paulo, v. XX. n° 226, set./1961, p. 53 – 65.
Data do levantamento
janeiro de 2010
Preenchimento da ficha
18 de junho de 2010 por Thainã Teixeira Cardinalli
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.