AutorDESCONHECIDO, Autor
O artigo ainda traz alguns esquemas comparativos de investimentos realizados no setor rodoviário por diferentes países, como Argentina, Itália, Estados Unidos e Brasil.
O artigo explica, inicialmente, o desenvolvimento dos meios de transporte nos últimos cem anos, referentes aos séculos XIX e XX. Nessa medida, aponta o surgimento de vias de rodagem, de navegação e estradas de ferro como essenciais à integração e convívio de populações num determinado território; à produção e ao intercâmbio de coisas; e à unidade política de um país. O autor ainda pontua a predominância das rodovias sobre as estradas de ferro e vias de navegação, o que se associa à descoberta de novas tecnologias e à rapidez dos veículos com motor à explosão.
Em seguida, se analisa o desenvolvimento destes meios de transporte no Brasil, observando as principais características históricas e políticas que influenciaram no desenho dos primeiros caminhos e estradas do país. Por fim, o autor salienta a importância da consolidação de uma política rodoviária, bem como, de grandes investimentos no setor, procurando atender às necessidades da sociedade moderna.
artigo
São Paulo, abril de 1939
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
engenharia – meios de transporte – rodovias – transportes no Brasil
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cópia do original
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da cidade de São Paulo (FAU- USP)
Revista Acrópole, Vol. I, n. 12
DESCONHECIDO, Autor. Estradas de rodagem. Revista Acrópole, São Paulo, v. I, n. 12, p.33-36, abr. 1939. Mensal.
Data do levantamento
02 de agosto de 2017
Preenchimento da ficha
02 de agosto de 2017 por Bruna Carolina de Souza
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