AutorOLIVEIRA, J. Le Cocq de
O senhor Oliveira inicia o artigo descrevendo a honra que lhe foi concedida pelo Prefeito do Distrito Federal na época, que pediu-lhe um parecer sobre a reconstrução da Avenida Atlantica. O autor lista alguns dos possíveis motivos para o mal funcionamento da avenida, indicando desde a falta de planejamento e negligência por parte dos construtores, até os problemas de ordem natural. Também aponta ações que poderiam atenuar o problema.
Por conseguinte descreve com detalhes a estrutura que pensou para solucionar essa questão, a qual tem por base uma ideia central: compactar a areia da praia de Copacabana, que por muitas vezes invade a pista, acumulando ou espalhando-se em determinados locais, atrapalhando o trafego.
A única preocupação que acomete Oliveira é o tempo que poderia durar a obra, uma vez que ela depende da frequência dos ventos, por exemplo, além de outros fatores. Aponta a reconstrução da avenida e de sua muralha como essencial e assinala, como referência de projeto, o porto do Havre, na França. Termina o texto reafirmando a confiança em suas propostas.
Artigo
Rio de Janeiro, dezembro de 1921
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
cidade – engenheiro – construção
3
fotocópia
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo- USP
Revista de Architectura no Brasil, vol.I, n.3
OLIVEIRA, J. Le Cocq de.Obras Hydraulicas, sobre a reconstrução da Avenida Atlantica. Revista de Architectura no Brasil, Rio de Janeiro,n. 3, p. 121-123; dec de 1921.
Data do levantamento
agosto de 2017
Preenchimento da ficha
07 de agosto de 2017 por Vanessa Brito Passos
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.