AutorDESCONHECIDO, Autor
O presente documento traz informações sobre o transporte coletivo de Paris, trazendo considerações do estudo publicado pelo Dr. L. D. Fourcault na revista “La science e la vie”,
A princípio, o autor destaca a substituição dos bondes por ônibus, uma vez que estes últimos trazem vantagens, no que diz respeito, dentre outros, à circulação de veículos. Isso se deve ao fato de que nos momentos de descida de passageiros, os bondes causam a suspensão de todo o transito. Em seguida enfatiza a necessidade, segundo os números do estudo, do aumento da frota de ônibus para atender necessidades dos momentos de maior tráfego. Também são feitas breves comparações em relação ao modelo de transporte, sendo citados os ônibus de seis rodas, nos Estados Unidos e os trolleybus, na França, além do chauffeur, que na época da redação já existia em São Paulo, sendo um dos que menos ocasionavam acidentes aos passageiros. Por fim, é salientada, em poucas palavras, a importância do transporte estar à frente do povoamento, e não seguindo-o.
Artigo
São Paulo, março de 1928
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
urbanismo – transporte coletivo – Paris
1
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP
Revista Architectura e Construcções, Vol. I, n.8
DESCONHECIDO, Autor. O transporte collectivo em Pariz. Revista Architectura e Construcções. São Paulo, n.8, V.I, mar/1930, p.25
Data do levantamento
14 de agosto de 2017
Preenchimento da ficha
14 de agosto de 2017 por Lucas Fernandes da Silva Estevam
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