AutorLEMOS, Cipriano
O texto tem como propósito fazer uma breve apresentação da revista, expondo seus principais objetivos. Desse modo, o autor inicia o artigo analisando a situação do arquiteto na sociedade brasileira da época e demonstra que seu campo de atuação era bastante reduzido, sobretudo nas capitais. Nessa medida a inauguração de uma revista de Arquitetura e Urbanismo aparece como uma difícil iniciativa.
No entanto, se admite uma “sensível” melhora deste quadro nos últimos anos, posto que o ensino de arquitetura, que em outro momento se encontrava em situação de abandono, estaria mais bem estruturado e com um bom corpo docente, além de que havia crescido, notadamente, o interesse por livros e revistas de arquitetura, urbanismo e construção. Apesar do que foi exposto, o autor mantém o receio (dos pessimistas) de não encontrar a tempo matéria interessante para publicação.
Reafirma, desta maneira, as dificuldades e preocupações inerentes à inauguração da revista na tentativa de vislumbrar uma solução, atraindo arquitetos que possam contribuir com seus projetos à construção e prosperidade do periódico.
Artigo
Rio de Janeiro, junho de 1933
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – periódico – inauguração
2
cópia do original
Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP)
Revista Arquitetura e Urbanismo, ano I, n.
LEMOS, Cipriano. Inaugural. Revista Arquitetura e Urbanismo, Rio de Janeiro, ano I, n. jun. 1936, p.3-4. Bimestral.
Data do levantamento
setembro de 2017
Preenchimento da ficha
21 de setembro de 2017 por Bruna Carolina de Souza
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.