AutorDESCONHECIDO, Autor
O artigo é introduzido com a idéia de que com a realização do V Congresso Pan-Americano de Arquitetos, são suscitadas memórias sobre sua origem e função. A partir de então, são trazidas informações em relação a seus fundadores e objetivos, que eram a defesa de seus princípios profissionais e do seu país. Sua origem foi no Uruguai, cuja capital sediou o I Congresso Pan-Americano de Arquitetos em 1920. Os demais congressos ocorreram, respectivamente em Santiago (1923), Buenos Aires (1927) e Rio de Janeiro (1930).
O autor também cita ocorrências de ordem social que impediram que o V Congresso fosse realizado em Havana (Cuba). Em 1940, então, o encontro foi promovido mais uma vez em Montevidéu, Uruguai. Neste congresso, Lima foi designada para ser sede da VI edição.
Ao final, é informado que o presente número da revista publicará informações sobre esse congresso e também as conclusões dos demais, para que se possa notar as conquistas resultantes dessas assembleias.
Títulopágina inicial de: Origem e finalidade dos congressos pan-americanos de arquitetos
Baixar arquivoorigem e finalidade dos congressos.pdf
O documento conta também com o sumário do presente número.
Artigo
Rio de Janeiro, abril de 1940
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – congresso – histórico
1
fotocópia
Biblioteca da Escola Politécnica de São Paulo
Revista Arquitetura e Urbanismo, Ano V
Origem e finalidade dos congressos Pan-Americanos de Arquitetos. Revista Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro, ano V, mar-abr/1940
Data do levantamento
2017
Preenchimento da ficha
21 de setembro de 2017 por Lucas Fernandes da Silva Estevam
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.