AutorDESCONHECIDO, Autor
No presente artigo, são trazidas as conclusões referentes ao primeiro congresso pan-americano de arquitetos, realizado em Montevidéu, Uruguai, em 1920. As conclusões estão divididas em nove temas, que abordam a transformação, desenvolvimento e embelezamento das cidades americanas, materiais peculiares a cada país e sua difusão, regulamentação da profissão do arquiteto, construção de casas mais acessíveis à população, desenvolvimento da cultura artística na população, responsabilidade profissional do arquiteto, ensino da arquitetura em faculdades especiais, criação de um centro panamericano de aperfeiçoamento e meios práticos para estimular a edificação.
De modo geral, os temas visam o desenvolvimento tanto nas construções como também artístico e moral da população, buscando melhorias que tragam impacto nos diversos aspectos da vida urbana, além de buscar o aperfeiçoamento do profissional que pode contribuir para tal desenvolvimento, o arquiteto.
Títulopágina inicial de: I congresso pan-americano de arquitetos
Baixar arquivoI Congresso pan-americano de arquitetos.pdf
Apresenta capa: Arquitetura e urbanismo, com sumário, referente a p.65/66.
artigo
Rio de Janeiro, abril de 1940
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – congresso – conclusões
4
fotocópia
Biblioteca da Escola Politécnica de São Paulo
Revista Arquitetura e Urbanismo, ano V.
I congresso pan-americano de arquitetos- Montevideo 1920. Revista Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro, ano V, mar-abr/1940, p. 67-70
Data do levantamento
janeiro de 2007
Preenchimento da ficha
22 de setembro de 2017 por Lucas Fernandes da Silva Estevam
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.