AutorDESCONHECIDO, Autor
O presente documento traz as conclusões obtidas no IV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, realizado no Rio de Janeiro no ano de 1930.
Ao longo de seus dez temas, são tratadas questões tais como a valorização da arquitetura nacional e regional, presente, por exemplo na estilização de elementos de sua fauna e flora; ensino da arquitetura, com base nas exigências modernas, ressaltando a importância do estudo do urbanismo, além de composição e o ensino da arquitetura nacional, além de tratar sobre os arranha-céus, cuja construção deveria ser regulamentada sob o ponto de vista higiênico, estético, social e econômico.
Além disso, toma-se por medidas importantes a solução econômica do problema residencial, por meio da criação de casas econômicas e outras facilidades; regulamentações relacionadas ao urbanismo e ao paisagismo, que não deveriam ser fruto de improvisações, além de considerar a tradição e história das cidades; regulamentação da profissão e direitos do arquiteto; defesa do patrimônio artístico nacional e regulamentação para concursos.
Por fim, são tratados os temas de como julgar a arquitetura moderna e a determinação da criação de parques escolares, universitários, atléticos e de diversões.
Artigo
Rio de Janeiro, abril de 1940
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – congresso – conclusões
4
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo SP
Revista Arquitetura e Urbanismo, ano V.
IV Congresso pan-americano de arquitetos. Revista Arquitetura e Urbanismo, Rio de Janeiro, ano. V, mar-abr/1940, p.81-84.
Data do levantamento
janeiro de 2007
Preenchimento da ficha
03 de outubro de 2017 por Lucas Fernandes da Silva Estevam
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.