AutorSOUZA, VLADIMIR ALVES
O presente documento trata dos três fatores que, segundo pesquisas,são os determinantes da criação arquitetônica, sendo eles: mesológico, tecnicista e espiritual. É citado o exemplo do Egito, cujas construções apresentam constância de carácteres técnicos e formais por quatro milênios, o que se deve ao meio geográfico e social, além de técnica preciosa e programa invariável. Também cita o fator espiritual e fala da relação de servidão e glória entre a arquitetura e os fatores citados acima. Outros tópicos do artigo são: “arquitetura e construção”; “importância da técnica”; “o problema da estética” e “fatores da arquitetura”, nos quais são abordados de maneira mais específica cada um dos fatores.
Ao final, temos que o fator mesológico refere-se aos meios geográfico, econômico e social, enquanto que o fator tecnicista é a influência da técnica na forma construtiva e fator espiritual é a linguagem estética do edifício.
Esses três fatores constituem a razão de ser da arquitetura, satisfazendo o objetivo humano de “localizar num ponto da superfície da terra, por meio da construção, uma expressão viva do seu pensamento.”
artigo
Rio de Janeiro, junho de 1940
Iconográfico e Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – teoria – fatores da arquitetura
3
cópia de original
Biblioteca Central da Escola Politécnica de São Paulo
Revista Arquitetura e Urbanismo, ano V.
SOUZA, Vladimir Alves. Teoria da arquitetura. Revista Arquitetura e Urbanismo, Rio de Janeiro, ano V, mai-jun/1940, p. 186-187.
Data do levantamento
janeiro de 2007
Preenchimento da ficha
04 de dezembro de 2017 por Lucas Fernandes da Silva Estevam
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.