AutorAMARAL, Plinio Botelho do
O presente documento é uma tese apresentada ao V Congresso Pan-Americano de Arquitetos, que trata sobre os especialistas auxiliares nas obras de arquitetura. Primeiramente, trata-se do paralelismo entre projeto e execução da obra, o que tem por objetivo facilitar a exposição e compreensão do assunto.
A seguir, fala-se sobre as diferenças entre a geração do escritor e as anteriores, no sentido de que as exigências de caráter industrial são muito maiores, trazendo com isso a ideia de que o ecletismo do arquiteto já não cabe mais à atualidade. Por ecletismo, o autor quer significar o arquiteto que trabalha em uma construção como um todo, em seus diferentes aspectos. Desse modo, são necessários os especialistas, que desempenharão certas atividades para as quais estão mais preparados que o arquiteto.
Logo após, o autor fala sobre algumas questões concernentes aos especialistas nas obras arquitetônicas. Um exemplo se dá em relação ao período de trabalho, que segundo ele, não deve ser tão longo pois a monotonia desestimula o trabalho, sendo recomendada a troca de pessoal.
Outra questão é em concernente à remuneração, tanto em relação a quem irá pagar pelos serviços (proprietário ou arquiteto), como em relação à forma de pagamento, sendo apresentadas 4 diferentes maneiras. Estas por sua vez estão ligadas ao preço global, tempo trabalhado, custo de materiais ou unidades executadas.
Por fim, são apresentadas onze conclusões que reforçam as ideias apresentadas na tese, desde a contratação de especialistas, até sua remuneração, além de sugerir a criação de regulamentações que assegurem benefícios para todos.
Títulopágina inicial de:Os auxiliares especialistas nas obras de arquitetura
Baixar arquivoos auxiliares especialistas.pdf
As duas primeiras páginas são, respectivamente, um sumário contendo os artigos de setembro a dezembro de 1940 e uma nota explicativa da Revista Arquitetura e Urbanismo. (p.257/258)
tese
Rio de Janeiro, dezembro de 1940
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
arquitetura – regulamentação – especialistas – projeto e execução
7
cópia de original
Biblioteca Central da Escola Politécnica de São Paulo
Revista Arquitetura e Urbanismo, ano V.
AMARAL, Plinio Botelho do. Os auxiliares especialistas nas obras de arquitetura. Revista Arquitetura e Urbanismo, Rio de Janeiro, ano V., set-dez/1940, p. 288-292
Data do levantamento
janeiro de 2007
Preenchimento da ficha
05 de dezembro de 2017 por Lucas Fernandes da Silva Estevam
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.