AutorFREIRE, V. da Silva
Artigo escrito pelo Prof. V. da Silva Freire sobre a evolução do urbanismo em São Paulo desde a fundação do Instituto de Engenharia.
Alude à monografia intitulada “Introdução ao Estudo de um Plano de Avenidas para a Cidade de São Paulo”, de Francisco Prestes Maia.
Trata do “espírito de continuidade” que teria existido através das varias administrações pelas quais passou a Prefeitura da capital Paulista, e cujas primeiras manifestações teriam se feito notar justamente na época da fundação do Instituto de Engenharia.
Cita o primeiro Congresso Internacional e Exposição Comparativa das Cidades que teve lugar, em 1913, na cidade belga de Grand. Registra a desvantagem das outras capitais sul-americanas em relação à capital paulista, no que se refere aos cuidados com os problemas urbanísticos. Cita ainda: Alcântara Machado e Cincinnato Braga; a empresa canadense Companhia City; a Companhia “Tramway, Light & Power”.
Aborda enfim, as questões do urbanismo em São Paulo tendo em vista a Revolução de 1930 e as crises políticas decorrentes; a atuação do Prof. Anhaia Mello no cargo de Prefeito; e os problemas dos transportes no período
Propaganda – Escritório Técnico Dagoberto Salles Filho
Artigo
São Paulo, novembro de 1942
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
urbanismo – município – municipalidade
5
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica. São Paulo, SP
Revista do Instituto de Engenharia, vol. 1, nº3: novembro de 1942
FREIRE, V. da Silva. Urbanismo. Revista do Instituto de Engenharia, São Paulo, n. 3, vol. I, nov/1942. pp. 76-80.
Data do levantamento
maio de 2009
Preenchimento da ficha
07 de dezembro de 2009 por Michelle Fernanda Tasca
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.