AutorSIMONSEN, Roberto
Conferência, na Escola Politécnica de São Paulo, em 7 de fevereiro de 1944, pelo eng. Roberto Simonsen.
Trata do surto industrial brasileiro e da demanda por técnicos e especialistas, seus numerosos setores e desdobramentos. Apresenta os inventos que tiveram seu desenvolvimento ao longo do século como: o automóvel, o telefone, o avião, o cinema e o concreto armado. Além dos plásticos, das resinas sintéticas e da gasolina. Cita ainda uma série de outros inventos tecnológicos. Salienta as implicações econômicas do desenvolvimento industrial; o crescente uso da energia elétrica; e as profundas alterações que a industrialização provocou na vida moderna. O engenheiro teria papel de relevo nessa fase de evolução industrial.
No Brasil, especificamente, predominariam as indústrias de transformação, ou seja, fábricas de artigos para consumo imediato, de pequeno e médio porte. Descreve a produção econômica no século XVIII e ainda apresenta o que seria conceito moderno da produção econômica. Finaliza com uma reflexão sobre o papel do engenheiro nas indústrias paulistas.
Destaques: Propaganda – Companhia Brasileira de Construção Fichet Schwartz-Hautmont
Artigo
São Paulo, março de 1944
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
conferência – indústria – engenheiro
7
Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica. São Paulo, SP
Revista do Instituto de Engenharia, Vol. VII, N.19
SIMONSEN, Roberto. A Engenharia e a Indústria. In: Revista do Instituto de Engenharia, São Paulo, ano II, vol. II, nº 19, Pág. 247-253, março de 1944.
Data do levantamento
maio de 2009
Preenchimento da ficha
15 de dezembro de 2009 por Michelle Fernanda Tasca
Saberes urbanos é um site financiado pela
Site desenvolvido pela Preface Design.