AutorLEÃO, Mário Lopes
Capítulo final da monografia escrita pelo eng. Mário Lopes Leão, premiada no concurso de 1944, promovido pelo Instituto de Engenharia para concessão do “Prêmio dr. Euzébio Queiroz Matoso”.
Trata dos transportes coletivos, sobretudo em São Paulo e da introdução da estrada de ferro urbana (metropolitano) para resolver o problema da saturação das grandes artérias de circulação. Liga o problema de moradia ao problema de transporte. Toma o problema dos transportes coletivos urbanos de São Paulo como problema social. Prevê a unificação de tais serviços de transportes.
Apresenta dados a respeito do tráfego nos bondes e nos metropolitanos e dos gastos para a construção destes últimos.
Enfatiza os benefícios estéticos do metropolitano para o embelezamento de São Paulo.
O artigo possui a planta do anel de irradiação de São Paulo.
Artigo
São Paulo, outubro de 1944
Textual
Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade. São Paulo entre 1890 e 1930
Transporte – ferrovia – infra-estrutura urbana
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Cópia do original
Biblioteca Central da Escola Politécnica – São Paulo, SP.
Revista do Instituto de Engenharia, ano III, vol. III, nº 26, outubro de 1944
LEÃO, Mário Lopes. O Metropolitano em São Paulo. Revista do Instituto de Engenharia, São Paulo, ano III, vol. III, nº 26, Pág. 53-60, outubro de 1944
Data do levantamento
maio de 2009
Preenchimento da ficha
14 de dezembro de 2009 por Michelle Fernanda Tasca
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